A partir daí, minha atenção cada vez foi se voltando mais a essas experiências, e acabei fazendo algumas aulas de yoga na academia que malhava, um primeiro contato. Claro que não era o ambiente mais propício, mas a instrutora era conhecedora da prática, e foi possível abrir minha mente e aprender a base: o que eram "ásanas", "pranayamas", e compreender o yoga muito mais do que uma prática "zen" - um estereótipo que percebo em algumas pessoas, que imaginam yogues sentados só meditando e entoando mantras por uma hora! É para suar, amigos!! Bom, a partir daí, fui apresentada às ideias interessantíssimas do professor Hermógenes, o pai do yoga no Brasil, por meio do livro "Yoga para nervosos". Abstraiam o título, que mais parece um auto-ajuda para estressados. Não é isso. O livro é ótimo e traz toda a pesquisa acerca do yoga, seus benefícios, os desafios, explicando - até por meio de imagens - os objetivos de cada postura. Recomendo:
Você passa a compreender e admirar o yoga como um treinamento holístico, que aperfeiçoa várias frentes, como a psíquica, a fisioterapêutica, a moral. E pensa: "como não descobri essa maravilha antes?". Então me arrisquei mais e me matriculei em um espaço adequado para a prática - delicioso, diga-se de passagem (quem desejar, passo mais informações) e hoje tenho aulas semanais com um professor fera, que faz com que minhas manhãs de quintas sejam de consciência corporal, leveza e superação (e dores musculares às sextas rs). Um exemplo foi a primeira vez que presenciei essa postura abaixo, o "cacasana", e fiquei boquiaberta com o equilíbrio e força necessários. E hoje, após alguns meses, já consigo pelo menos ficar alguns segundos nela, algo inimaginável anteriormente, assim como várias outras posturas.
Indico para que os curiosos e interessados mergulhem nesse universo - mesmo que seja por meio da informação num primeiro momento! E nada de "ah sou muito agitado(a) para yoga". Melhor ainda: você vai aprender a se observar e usar essa energia ao seu favor.
Para fechar esse post, segue um dos meus vídeos preferidos: uma leveza de yogue ao amanhecer praticando de forma muito bela!
Obs: Quem não conseguir visualizar o vídeo acima, veja diretamente no YouTube aqui! :)
Beijos da Flávia!
Adorei!!! É tão bom se deixar encantar pelos benefícios do Yoga, levar para o dia-a-dia coisas importantes como a superação, concentração, não-violência, não-julgamento, auto-conhecimento.... e tantas outras que faz nossa vida melhor, equilibrada e cheia de respeito e amor por nós mesmos e pelo mundo. Parabéns por essa experiência! Namastê!
ResponderExcluir